Manual de Utilização e Manutenção para a Ficha Técnica da Habitação

Manual de Utilização e Manutenção

© CYPE Ingenieros, S.A.

 

Preço em Cabo Verde

Preço em Portugal

Preço em Brazil

Preço em Angola

Preço em Moçambique

En español

En français

Introdução
A Acondicionamento do terreno
C Fundações
E Estruturas
F Fachadas, divisões e protecções
L Vãos
H Remates e trabalhos auxiliares
M Pavimentos urbanos
I Instalações
IL Infra-estruturas de telecomunicações
IA Audiovisuais
IC Aquecimento, climatização e A.Q.S.
IB Sistemas de climatização
IE Eléctricas
IF Abastecimento de água
IG Gás
II Iluminação
IO Contra incêndios
IP Protecção contra o raio
IS Drenagem de águas
IV Ventilação
IT Transporte
ID Segurança
IU Urbanas
N Isolamentos e impermeabilizações
T Equipamento urbano
Q Coberturas
R Revestimentos
S Equipamentos fixos e sinalização
U Infra-estruturas no logradouro
Z Reabilitação energética
Sugestões

Manual de Utilização e Manutenção (para a Ficha Técnica da Habitação)



I

INSTALAÇÕES


O proprietário conservará em seu poder a documentação técnica relativa ao fim para que foram projectadas, devendo utilizar-se unicamente para tal fim.


É aconselhável não manusear pessoalmente as instalações, deve dirigir-se em caso necessário (avaria, revisão e manutenção) à empresa instaladora.


Não se realizarão modificações da instalação sem a intervenção de um instalador especializado e as mesmas realizar-se-ão, de qualquer forma de acordo com a regulamentação em vigor e com a supervisão de um técnico competente.


Estarão disponíveis as telas finais de todas as instalações, assim como de diagramas esquemáticos dos circuitos existentes, com indicação das zonas comuns, número e características dos mesmos.


A manutenção e reparação de aparelhos, equipamentos, sistemas e componentes usados nas instalações deve ser realizada por empresas de instalação e manutenção competentes e autorizadas. Deve-se dispor de um Contrato de Manutenção com as respectivas empresas instaladoras autorizadas antes de habitar o edifício.


Existirá um Livro de Manutenção, no qual a empresa instaladora encarregue da manutenção registará em cada visita o estado geral da instalação, os defeitos observados, as reparações efectuadas e as leituras do potencial de protecção.


O titular será responsável pela vigência do contrato de manutenção, da custódia do Livro de Manutenção e do certificado da última inspecção oficial.


O utilizador disporá das telas finais das instalações, fornecidas pelo arquitecto, instalador ou promotor. Caso contrario deverá proceder ao levantamento das mesmas, de forma a que nos citados desenhos estejam indicados os vários elementos da instalação.


Igualmente, receberá os diagramas esquemáticos dos circuitos existentes com indicação das zonas comuns, número e características de todos os elementos, codificação e identificação de cada uma das linhas, códigos de especificação e localização das caixas e terminais e indicação de todas as características principais da instalação.


Na documentação incluir-se-á o NIF e a morada da empresa fornecedora e/ou instaladora.